23 a 25 de setembro de 2015
Menu

A Cidade de Vitória

A Cidade de Vitória

A capital do Espírito Santo, com 348.265 habitantes conforme a estimativa de população do IBGE (2013), é o centro da Região Metropolitana, que congrega mais seis municípios - Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana -, totalizando uma população estimada em 1,857 milhão. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país. Limita-se ao Norte com o município da Serra, ao Sul com Vila Velha, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o município de Cariacica.

A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável (distinguindo-se de outras cidades do Brasil, Vitória cresce mais que o índice médio brasileiro), sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

Trecho reproduzido do site da Prefeitura de Vitoria.
Mais informações em: www.vitoria.es.gov.br/cidade/historia-de-vitoria

Explorando Vitória

Ilha das Caieiras: um dos principais locais onde se pode desfrutar uma deliciosa moqueca capixaba e outros pratos típicos.

Ilha do Boi: Recanto natural com praias que podem ser aproveitadas pelos turistas. Fica a poucos minutos de Jardim da Penha, sendo um local de encontro de jovens que praticam esportes, dentre os quais o stand up paddle.

Praça do Papa: local onde o Papa João Paulo II celebrou a missa durante sua visita à cidade em 1991. Inaugurada 2008, a praça tem aproximadamente 67 mil m² e conta com restaurante, estacionamento, área de eventos e uma base do conhecido Projeto Tamar. Endereço: avenida nossa senhora dos navegantes, s/n, em frente ao palácio do café.

Projeto Tamar: a base do projeto Tamar em Vitória é aberta a visitas. Mais informações no site http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=24.

Praça dos Namorados: entre a Praia do Canto e a Enseada do Suá, perto do Iate Clube do Espírito Santo, é local de prática de esportes e de passeio. Aos finais de semana abriga uma tradicional feira de artesanatos, diversão para a família e alimentação.
Endereço: avenida nossa senhora dos navegantes, s/n, praia do canto

Praia de Camburi: fica ao norte da cidade, na parte continental da cidade. Possui 6km de extensão, com ciclovias, espaço para lazer, corridas, quiosques, academia popular do idoso e estrutura para skates e patins. Além disso, é um mar próprio para a prática de kitesurf, windsurg e velejo.

Mais informações nos seguintes links:
www.vitoria.es.gov.br/cidade/praias
www.vitoria.es.gov.br/cidade
www.vitoria.es.gov.br/turista
www.soues.com.br

Centro Histórico

Palacio Anchieta: localizado no Centro Histórico da cidade, é uma das sedes de governos mais antigas de todo o país. Local de histórias que permite visitas de terça a sábado, das 9 às 17 horas; e domingos e feriados, das 9 às 16 horas. Informações: (27) 3636-1032 e (27) 3636-1048.

Escadaria Maria Ortiz: também localizada no centro da cidade, tem em seu nome uma homenagem à Maria Ortiz, jovem que ajudou na luta contra a invasão holandesa durante o século XVII.

Outros pontos de interesse: Teatro Carlos Gomes, Rua Sete, Praça Costa Pereira, Catedral Metropolitana e tantos outros.

No link http://www.vitoria.es.gov.br/turista/patrimonio-historico você pode consultar sobre visitas guiadas e mais dados e informações turísticas.

Vila Velha: Cidade Irmã

No ano de 1535, Vasco Fernandes Coutinho desembarcou no Brasil para tomar posse da capitania recebida de Portugal. Começava aí a história da cidade de Vila Velha, a primeira cidade do Espírito Santo. Algum tempo depois, os constantes ataques indígenas forçaram os moradores da vila a refugiarem-se em uma ilha (futuramente a cidade de Vitória). Assim, a vila foi sede da capitania até por volta de 1550, quando foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual. Por ser a cidade mais antiga do Estado, possui construções do século XVI, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.

[...] Todo este histórico de Vila Velha, que se confunde com a própria história do Brasil, fez com que a cidade apresente, além de bons índices econômicos, inúmeras belezas naturais e monumentos centenários. Neste ultimo grupo, um dos mais belos cartões postais da cidade e até mesmo do estado é o Convento Nossa Senhora da Penha, considerado um patrimônio histórico e religioso, símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha, além de ser um dos importantes pontos turísticos do município. [...]

Já a riqueza cultural do município é evidenciada por manifestações da cultura popular brasileira, como as Bandas de Congo, que cumprindo a tradição e o legado cultural deixado pelos seus descendentes, com muito amor e originalidade mantêm a "Festa de São Benedito".
Informação: www.visitevilavelha.com.br

Pontos Turísticos

Convento da Penha
É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha. Oito dias após a Páscoa, fiéis de todo o país se dirigem ao Convento em homenagem a Santa.

Morro do Moreno
Morro do Moreno localiza-se na Sede, com 164 metros de altitude, possui local para pesca, fonte mineral, rampa para salto de vôo livre (Asa Delta), mirantes naturais, orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, rica em fauna e flora. Do cume avista-se todas as belezas da Praia da Costa e da Ilha de Vitória. Unidade de conservação de interesse histórico, paisagístico, ambiental e turístico do município sob lei municipal N º 262/90 e Decreto Municipal N º 202/96.

Praia Barra do Jucu
A Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores que preserva as características de vila e seu folclore, como as Bandas de Congo que costumam tocar nos finais de semana, culinária típica e noite animada. A praia é point de surf, body board e canoagem sobre as ondas de onde saíram vários campões mundiais.

Google+